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Menor ângulo de ataque: Pela minha experiência no blog do P29BR, percebo que uma parcela de meus leitores é avessa a explicações demasiado técnicas, então tenho certeza que alguns de vocês devem estar questionando a razão de começarmos esta coluna falando justamente sobre um termo técnico. Fiquem tranquilos, nem vou me ater a uma explicação mais profunda, contudo sugiro aos que tiverem dúvidas, assistir a um divertidíssimo vídeo produzido pela extinta, mas não esquecida, Fisher Bikes (http://www.youtube.com/watch?v=7EgvJ5Rylpo). Basicamente, as mountain bikes equipadas com rodas de 29 polegadas apresentam um ângulo de ataque menor que o encontrado nos modelos padrão aro 26, essencialmente quanto maior a roda, mais esse ângulo de ataque decresce e, por consequência, aumenta a facilidade em transpor obstáculos na trilha. Aqui está a razão que explica uma qualidade inerente de todas as 29ers, a extrema facilidade para engolir as irregularidades do terreno.
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Melhor distribuição de peso: Algo muito comum hoje em dia é ouvir um proprietário de 29er dizer que não apenas se posiciona sobre a bike, mas literalmente dentro dela. Essa sensação única é decorrente da concha do movimento central estar posicionada consideravelmente abaixo do eixo das rodas, em decorrência disso, um centro de gravidade mais baixo e um aumento efetivo na estabilidade em comparação às bicicletas aro 26. O peso do piloto fica melhor distribuído, permitindo ao biker pedalar em pé com mais destreza.
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Tração aumentada: Em função mais uma vez do diâmetro adicional das rodonas, naturalmente cresce a área de contato dos pneus em relação ao solo em se comparando com as irmãs equipadas com aros menores, como resultado, a geração de uma dose extra de tração, tendo como consequência direta uma maior facilidade para atravessar trechos de lama ou areia.
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Melhor aproveitamento do momento: Talvez o principal segredo para pedalar com sucesso uma 29er, seja tirar proveito do momento e fazê-lo trabalhar a seu favor. Teoricamente é mais difícil colocar em movimento a partir do zero uma bike com rodas de 29 polegadas, na prática, pela própria evolução do formato nos últimos anos, esse comportamento não se configura mais em algo tão perceptível assim num primeiro instante. De qualquer forma, trata-se de uma variável que exerce influência real sobre seu desempenho final e deve ser considerada. Após colocar uma 29er em movimento, você deverá aprender a valorizar esse momento e manter ao máximo os pneus rodando de forma a utilizar a menor parcela possível de esforço físico no processo. Você irá usar menos os freios e levará uma vantagem efetiva nas retomadas, subidas mais curtas e saídas de curva, além de se tornar um piloto melhor no futuro, independente do tipo de bicicleta que queira pedalar. Um grande exercício nesse sentido é colocar a bike numa marcha confortável e não trocá-la mais durante todo o treino, ou, melhor ainda, converter sua 29er para singlespeed. Como curiosidade, atualmente a grande maioria de modelos singlespeed disponíveis comercialmente no mercado é composta de bicicletas aro 29.
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Desempenho superior em curvas: Mais uma vez, na teoria, as rodas de 29 polegadas tornam mais difícil o ato de girar o guidão. Na prática isso atualmente é imperceptível em função das características geométricas dos melhores quadros e garfos presentes no mercado. O desempenho de uma boa 29er em curvas é excepcional se comparado com outra mountain bike aro 26, aqui também a maior área de contato dos pneus com o terreno, conhecida como “footprint”, conspira a favor das rodonas. Você nunca terá feito curvas tão seguras, rápidas e eficientes.
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Hardtail com gostinho de Full-Suspension: A evolução constante das 29ers resultou na redenção das hardtails que vinham perdendo mercado a passos largos para os modelos de suspensão integral em termos de XC competitivo. Por conta do conforto extra proporcionado pelas rodas maiores e do emprego de sistemas tubeless, hoje em dia uma rabo-duro aro 29 chegar a ser tão confortável quanto uma full aro 26 com até 4 polegadas de curso traseiro. Isso sem falar no menor custo de aquisição e de manutenção da hardtail. A tecnologia atual presente nas 29ers alavancou inclusive as vendas de garfos rígidos.
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Veículo perfeito para maratonas: A forma como as populares provas de XC Maratona e Trip Trails estão formatadas aqui em nosso país, favorece em muito o emprego das 29ers que brilham nos estradões e permitem aos pilotos manterem médias mais altas de velocidade, tudo isso carregando menos peso e desfrutando de boa dose de conforto.
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Maior presença de modelos nas lojas e trilhas: Apesar de todo o fascínio e curiosidade que as 29ers tem despertado nos últimos tempos, além do forte trabalho realizado pelo P29BR, ainda hoje no Brasil, principalmente nos pontos um pouco mais distantes dos grandes centros, existe muito revendedor cético em relação ao potencial das rodas grandes. Já considero interessante a oferta de componentes voltados às 29ers em terras brasileiras, entretanto concordo que ainda está longe do ideal. Tenho informações concretas que no decorrer deste ano surgirá um número apreciável de novas opções no mercado nacional, inclusive, pelo menos duas marcas de quadros de baixo custo, além de opções em garfos, aros e pneus. Você, futuro proprietário, não precisa se preocupar com a falta de peças. Dou minha palavra que nunca ficará sem pedalar sua 29er por esse motivo.
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Contato com um novo mundo: Você que adquirir sua primeira 29er, conhecerá uma nova forma de pedalar e interagir com seus caminhos prediletos, uma empolgante maneira de redescobrir o Mountain Biking. Como costuma dizer o eterno mestre Gary Fisher, “Bigger wheels, bigger fun!”.
PROJETO 29 BRASIL
POR ADIL FILOSO
DESIGNER, PESQUISADOR DO MOUNTAIN BIKING, ATLETA E MEMBRO DA EQUIPE PEDAL 29
ATLETA PATROCINADO POR: SCOTT BIKEWEAR / AVID / VZAN / MOB – MASTERS OF BIKES / ASHIMA / TRIGON
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