"A Massa Crítica é uma celebração da bicicleta como meio de transporte. Acontece quando dezenas, centenas ou milhares de ciclistas se reúnem para ocupar seu espaço nas ruas e criar um contraponto aos meios mais estabelecidos de transporte urbano.
Muitos dizem que a bicicleta no trânsito é quase que uma metáfora à fragilidade e impotência de um indivíduo frente à oposição violenta de governos, corporações e outros sistemas de repressão. A Massa Crítica então serve para nos mostrar que quando nos juntamos e apoiamos uns aos outros, podemos fazer frente à qualquer oposição.
A Massa Crítica é uma celebração para quebrar a monotonia, mecanicidade e agressividade do trânsito urbano, levando alegria e outros elementos mais humanos – braços, pernas e rostos – ao asfalto.
A Massa Crítica é organizada de forma horizontal, não tem representantes, porta-vozes, nem líderes. Ela não tem uma voz. Ela tem tantas vozes quanto participantes. Cada um é livre para levar a manifestação ou a reivindicação que quiser.
Juntos por um trânsito mais humano, por cidades mais bonitas e alegres, por um mundo mais respirável: somos todos parte da Massa Crítica."
(texto da Massa Crítica POA)
___________________________
No 2º Massa Crítica de Caxias do Sul, tivemos a presença de 60 bikers! Mountain Bikes, Bikes de estrada (Speed), Bikes de Freeride, de Dirt, BMX, Urbanas e inclusive elétricas, contando com a presença de todos os segmentos... todos fomos bem recebidos pelos motoristas, não houve problema algum. Durante todo o trajeto houve uma organização e respeito pelo trânsito, o que garantiu que não houvesse animosidade alguma com o movimento. Agradecemos aos bikers que fizeram a nossa "segurança", que ficaram nos cruzamentos, segurando o trânsito e agredecendo os motoristas, logo após passarmos. Vocês foram perfeitos! Garantiram que não houvesse nenhum problema! Obrigado! Foi uma ótima bicicletada, temos a certeza que é só começo! Agradecemos ainda a todos que puderam e quiseram comparecer, este movimento é também por um mundo e uma Caxias melhor! Vocês que compareceram com sua alegria, apitos, luzes piscantes e até uma Vuvuzela que sobrou da Copa do Mundo (rsrsrs) começaram a mudar a forma com somos vistos!
Forte Abraço a todos os presentes!
Forte Abraço a todos os presentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário