quinta-feira, 27 de maio de 2010

P29BR 29ER TEST / Scott Scale 29 Race Tunning

Olha a minha Verdona (ou a irmã magra dela rsrsrsrs)


Desde a primeira pedalada nos testes que o P29BR vem realizando há quase um mês com a 29er da Scott, chamou atenção o fato da bike ser leve para um modelo de Rodas Grandes em sua faixa de preço, a Scale 29 vem de fábrica pesando 11,7 Kg sem os pedais. O quadro de grafismo ímpar em tons de verde, preto e branco, deixou transparecer que havia margem para ser ainda mais explorado. Por isso, ao contrário de outros testes, desta vez resolvi aproveitar a disponibilidade da bike e experimentar na prática alguns upgrades que poderiam transformar numa máquina de competição a já bem montada e competente Scott Scale 29.


Basicamente foram efetuadas modificações em três frentes. A suspensão Reba SL 29 deu lugar a um garfo de carbono Niner, apenas com esta troca o peso total da bicicleta baixou mais de 1,2Kg. As rodas e pneus originais foram substituídos por um conjunto composto por aros NoTubes Arch, cubos American Classic, pneus Maxxis CrossMark e Aspen (eXCeption Series) montados sem câmaras, além de discos de freio Ashima de 160mm na dianteira e 140mm na traseira. Um cassette Shimano HG-61 12-36 completa o pacote rodante. Para fechar, o confortável selim original deu lugar a um modelo SKN da Selle San Marco, pesando apenas 185 gramas e combinando com as cores da bike, assim como as manoplas brancas MOB Punch Pro do tipo lock-on.


Com os upgrades em questão a Scale 29 atingiu a incrível marca de 9,8Kg sem os pedais. Tenho que enfatizar que não foi empregado nenhum componente de carbono além do garfo, foram mantidos guidão, mesa, canote, etc. Tudo de alumínio, todos originais Scott. Peças de qualidade, incluindo as de linha, aliadas a um quadro levíssimo e extremamente bem construído, produziram uma autêntica máquina de competição, com potencial de sobra para emagrecer ainda mais.


O contexto deste post é preferencialmente voltado ao peso da bike, as impressões sobre o comportamento da Scale 29 vou deixar para a parte final do teste que será publicada nas próximas semanas. De qualquer forma, a versão da Scale 29 tunada pelo P29BR ganhou em agilidade e desempenho final, colaboraram o do ângulo da caixa de direção mais elevado, o movimento central ainda mais baixo e a distância entre eixos consideravelmente diminuída.

Segue quadro com a geometria da Scott Scale 29 modificada, acompanhada dos números originais entre parênteses.


Keep 29eriding! 

Projeto 29  Brasil

voltar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário