terça-feira, 11 de maio de 2010

A aventura (e a curtição) de se montar uma mountain bike aro 29

O teste

Apesar de toda a pesquisa prévia e do extremo cuidado no planejamento da montagem do conjunto, o desempenho da Felt Nine Pro era na realidade ainda uma incógnita, fato que, aliado ao preceito de que as Rodas Grandes poderiam apresentar respostas mais lentas em trilha, contribuiu para a escolha de um quadro de tamanho um pouco menor que o habitual. É certo que a menor distância entre os eixos se refletiu de maneira direta na surpreendente maneabilidade da bike mesmo nos trechos mais estreitos ou curvas difíceis.

Uma imagem comum nas bikes de aro 29 é tubo superior bastante inclinado (sloping), o que conseqüentemente pede o uso de canotes maiores, no caso um de 400mm. Tal configuração favorece o montar e desmontar do ciclista num quadro construído com o movimento central 65mm abaixo do eixo das rodas. Somados os pontos, o resultado é uma bike com centro de gravidade muito baixo e grande estabilidade.



Rodando em terrenos planos

É fato que as 29 aceleram com mais dificuldade que as 26, pedindo maior esforço inicial por parte do ciclista, entretanto depois de aceleradas as Rodas Grandes mantém mais facilmente o momento, assim o ciclista passa um tempo maior pedalando na coroa do meio, resultando em um ritmo mais forte e constante, beneficiando os bikers bem preparados.

Subindo diferente

As rodas de maior diâmetro tornam a pedalada mais pesada em se comparando a uma bike aro 26 com a mesma relação coroa/cassete instalada, entretanto nas aro 29 o biker fica mais bem posicionado e com o peso corretamente centrado, mais uma vez em função da diferença de altura entre os eixos das rodas e o movimento central. A maior área de contato dos pneus com o solo se traduz num aumento da tração.

Entretanto em se tratando de subidas mais íngremes nem tudo são flores, neste caso a pedalada mais pesada requer mais explosão do ciclista. Nos trechos de aclives mais longos o gasto energético pode ser maior. Esse comportamento não pode ser considerado um defeito do formato, ele pede apenas uma adaptação mais cuidadosa por parte do biker. Já existe também no mercado internacional uma coroa pequena de apenas 20 dentes, perfeita para o uso com as aro 29. O emprego dessa coroa de menor tamanho alçaria o desempenho em subidas a um patamar similar ao das aro 26.

Fazendo curvas

O conceito inicial de que rodas de maior diâmetro dificultam as mudanças de direção deixando o guidão mais pesado, pode ser minimizado em se tratando de uma aro 29 bem concebida como a Felt, cujo desempenho em curvas chega a ser surpreendente. O fato da bike possuir um ângulo de caixa de direção de 72.5 graus, ligeiramente mais elevado que o padrão para bikes de cross-country aro 26, por si só já afasta um dos principais temores dos donos das bicicletas 29, a lentidão das respostas nas curvas. Ainda neste quesito, a escolha do guidão também é um ponto importante, por isso a opção recaiu sobre um Salsa modelo Pro Moto. O guidão é do tipo flat (reto), uma vez que a caixa de direção nas bikes de aro 29 costuma ser mais alta em relação ao selim em comparação com as de aro 26, o que inviabiliza o uso de guidões do tipo riser (com inclinação). A curvatura mais elevada e menos usual do Salsa Pro Moto é outro fator de conforto, são 11 graus que favorecem uma pegada mais natural do ciclista e facilitam a execução das curvas mais difíceis.

Somente para citar um exemplo, no teste usamos uma bike aro 26 para fazer uma curva especialmente fechada e estreita em subida, o chamado “switchback”. Não foi nada fácil zerar esse trecho da trilha nessa bicicleta, o que ocorreu apenas depois de algumas tentativas frustradas. Experimentando o mesmo trecho com a Roda Grande foi possível fazer a curva de primeira. É o aro 29 mostrando seu valor!

Segurança freando

Mais um ponto onde as 29 superam as 26. A Roda Grande freia melhor, permitindo uma condução mais segura e ao mesmo tempo mais arrojada. É extremamente difícil travar os Avid Juicy instalados na bike.

Descendo com inspiração

Onde as bikes de aro 29 realmente brilham e superam as aro 26 com folga é nas descidas e trechos mais acidentados com obstáculos naturais. Nessas situações o desempenho de um bom quadro rígido com pneus de 29 polegadas se equivale em conforto ao de uma bike aro 26 de suspensão integral para cross-country competitivo (com até 3 polegadas de curso). O fato de se usar pneus mais largos montados sem câmara, maximiza as possibilidades da bike. O pneu Schwalbe dianteiro nas medidas 29x2.40 é o mais largo disponível no mercado das Rodas Grandes, tudo isso pesando pouco e com baixa resistência à rolagem.



Aqui se faz necessário também um destaque ao kit Notubes. Tenho usado desde o ano de 2005 o produto que converte para tubeless (sem câmara) aros e pneus normais. O produto (fita de aro + selante) funciona maravilhosamente bem e permite o uso de calibragens bastante baixas nos pneus, isso tudo com a maior segurança, assim os pneus de 29 polegadas absorvem ainda melhor as irregularidades do terreno com pressões na casa das 25 libras apenas.

Para o biker a bordo de uma bicicleta de aro 29 chega a ser incrível a facilidade com que se pode transpor um tronco, pedras maiores, drops, etc. O ciclista se vê continuamente incentivado a encarar novos desafios. É o mountain biking traduzido à pura diversão!



Uma nova forma de pedalar e curtir

O nível de desenvolvimento recente das bicicletas de aro 29 permite ao mountain biker enxergar o esporte sob uma nova, e prazerosa, ótica. Não se sabe ao certo se as previsões dos otimistas vão se confirmar e as Rodas Grandes serão a maioria no futuro do nosso esporte, mas com segurança já se pode contradizer os céticos, uma vez que o formato 29 veio para ficar, evolui a passos largos e se tornou uma grande opção para nós, bikers. Fica a esperança que brevemente mais e mais brasileiros possam ter acesso às aro 29 e a todo o divertimento que elas podem proporcionar.

Keep 29eriding 


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