sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ciclista, pedestre, motorista e cidadão!

   Sim, nessa ordem, pois sou ciclista por que gosto, porque me apaixonei e o sou independente de tempo, cidade, trânsito, etc. Pedestre, porque é bom caminhar, para poder enxergar, ao invés de somente ver a cidade passando... motorista porque preciso, senão... e cidadão por último, porque coloco minha vida em risco, pedalando, tenho que lamentar que os carros valem mais do que a pessoas, aturo todos os imorais impostos que pagamos para ter o nosso carro e rodar por vias preservadas (risos), encaro a maldita alta dos combustíveis e outros revezes de ter o carrinho... ou seja, jogam minha cidadania na vala comum, assim ela não vale muito...

   Bom, mas esse post era pra ser sobre o "Dia mundial sem carro"... vi diversas publicações na internet - faz tempo que não leio jornal, por não acreditar em 90% do que dizem - sobre o assunto. O Eduardo Suplicy foi ao Congresso de bike. Bom! Agora, só faltam duzentos e tantos dias pra ele repetir o feito! (Se é que eles trabalham tanto!) Eduardo Paes também foi de bike, pro palácio. Bom! (Acho que ele aprendeu a pedalar pra ir hoje...) estas e mais um trilhão de notícia povoaram a internet, e eu critico a falta de ações no decorrer do ano, não o fato deles terem feito isso hoje... mas um dia só não basta...

   No pedalzinho de quinta, aconteceram os mesmos problemas de sempre. Hora do pique, é hora dos motoristas! Não tente dividir a via com eles! Ou melhor, tente, mas esteja preparado, é assim que eu faço. Mas eu TENHO esse direito. Apesar da minha cidadania estar no chinelo do sistema, eu sou contribuinte - aquela via está lá por causa dos meus impostos! Eu sou eleitor - aquele político, que deu o nome á rua ou que mandou fazer aquele asfalto malfeito, foi eleito por mim ou por ti! Eu sou ciclista, e a lei me protege, contra 2.000 quilos de aço, raiva e impaciência! E, por fim, - sempre no fim, porque não vale muito - sou cidadão, e deveria poder usufruir dos benefícios do meu imposto e blá blá blá...

   Hoje foi o "Dia Mundial Sem Carro". Aqui, na minha cidade, não vi muita diferença, mas as notícias por aí são boas, tem gente acordando pro caos do trânsito... hoje, no pedal de quinta, levei fechadas, fui prensado contra o meio-fio, não me deram passagem na minha preferencial, etc. COMO SEMPRE! O carro, por seus valores absurdos, se tornou um bem mantido com unhas e dentes e não é aquele vagabundo de bike que vai fazer o motorista de um bem tão valioso diminuir a marcha, dar lado ou manter uma distância segura de ultrapassagem, quando tiver que passar por esse obstáculo que atravanca o trânsito... opa! Teve motorista que já se encheu desse papo, nessa altura! Me disseram que eu não podia generalizar, e eu respondi o seguinte:

   a) você respeita a distância de 1,5 m ao passar pelo ciclista?
   b) você diminui a velocidade? (principalmente em estrada de chão, onde saltam pedras sobre o ciclista)
   c) você respeita a bicicleta como meio de transporte? (respeita preferencial, a distância, não dá a famosa buzinadinha pra alertar que vai entrar na rua, não importando se o ciclista tem a preferencial e está na sua frente?)
   d) você olha o ciclista como pessoa? 
   e) você já achou que seu carro valia mais que a vida do ciclista?

   Não passou em todas, não é? Pois é, esse é o problema do nosso mal-educado motorista! Sim! Agora, TODOS estão me injuriando! mas, contra fatos não há argmento!

   a) difícil respeitar essa distância, mesmo porque as prefeituras, governos estaduais e federais não possibilitam isso em todas as estradas. Então, porque EU vou ter que fazer, não? E depois, por favor! EU estou de carro!
   b) nunca vi ninguém diminuir a velocidade quando passa por ciclistas, sem lembrar que a velocidade nos desloca, assusta e derruba!
   c) o motorista não vê a bicicleta como meio de transporte e sim de lazer...
   d) os compromissos, dívidas, trabalho, geralmente endurecem as pessoas. Não posso perder tempo, me sensibilizando com alguém que não está de carro...
   e) ??????

   E, se você passou no teste, parabéns! Você é da pequena porcentagem de... bons motoristas? Não... de legítimos seres humanos!!!!! O maldito capitalismo selvagem tomou conta do mercado, e hoje o carro popular (boa, essa piada!) chegou a um preço que não se pode colocar um ciclista em primeiro lugar! Que vergonha! Porque ele não trabalha e compra um carro, como todo mundo? Respondo: PORQUE AMAMOS ANDAR DE BIKE! (ou por falta de grana, mesmo!) Não estamos ali SÓ porque não podemos comprar um carro. Estamos ali porque acreditamos num mundo menos poluído, numa sociedade mais igualitária, num planeta mais saudável, e na incrível sensação de liberdade que a bike proporciona! Novamente: se você passou nestas 5 perguntas, ótimo! Você faz parte da pequeníssima parcela da população de motoristas que são gente de verdade! Quem sou eu pra julgar? Um ciclista. Frágil, sobre duas rodas, com a cabeça como pára-choque e as pernas como motor... sou uma pessoa, que merece respeito e cuidado. SOU GENTE! Na minha opinião, esse é o grande problema! Não enxergar gente como gente!
   Engraçado é saber que a nossa única empresa de ônibus urbano fez uma reunião e convidou os ciclistas, para encontrar meios de fazer um trânsito mais humano, mas não tem um ciclista que não foi fechado ou teve sua vida posta em risco por um ônibus, aqui em Caxias... reunião pronta! Respeitar o ciclista!
   Engraçado é ver no maior jornal impresso da cidade notícia sobre mobilidade quase que somente na edição de hoje...
   Que a nossa emissora, ou repetidora de sinal de televisão tenha posto poucas, poquíssimas reportagens sobre a bicicleta e tudo que a envolve na programação...
   Que os governos não apóiem - de forma adulta e sem demagogia - a bicicleta como meio sustentável de locomoção...
   Engraçado é saber que algumas vezes, ignorantes fazem de uma bicicletada projetos pessoais, quando na verdade, a coletividade é quem deveria mandar, a "Massa Crítica" é quem deveria funcionar em uníssono, e não somente seguir alguém fraco o suficiente para achar que ali se perpetua poder, que a pedalada não é concurso de miss e que "balaca" é pra gente pequena (não de estatura, mas de mente)...

   O "Dia Mundial Sem Carro" vai ser grande, um dia, tenho certeza! Até lá, correremos riscos, por conta da falta de humanidade nas ruas, prefeituras, governos e etc. Corremos esse risco porque amamos estar numa bike, porque precisamos dela para trabalhar, ou simplesmente para fazer o contraponto a esta sociedade sectária e elitista... TODO PODER AO CICLISTAS! Ou, na melhor das hipóteses prováveis, ao menos nos respeitem como pessoas...

Pedal sempre!

Poilama



Um comentário:

  1. Parabéns, Ese, teu texto revela a minha indignação e certamente a de muito e muitos ciclistas por aí!!Gostaria muito de vê-lo publicado nos "grandes" jornais, quem sabe teríamos mais pessoas respeitando o ciclista como um cidadão, gente de verdade!Obridada pela leitura, foi sensacional!!!Luciana

    ResponderExcluir