sábado, 10 de julho de 2010

Como limpar o Camelback?

Por princípio toda a água é suja. Salvo tendo certeza do contrário, melhor não arriscar e carregar toda a água que vai beber com você. A caramanhola é prática para pedais curtos, abaixo de duas horas. Para longas viagens o método mais fácil e consagrado é carregar a água numa mochila de hidratação, conhecida pelo povão como camelback.

Aqui vai uma dica de como limpar o saco de água da parada. Para começar nada de detergentes, todos deixam gosto. Outro cuidado importante é só colocar água limpa, nada de sucos, pózinhos e outras coisas. Você vai pegar um punhado de sal grosso, bastante mesmo e colocar dentro do saco com um pouco de ar e água. Chacoalhe bastante. O sal raspa as algas e também mata vários bichinhos. Depois disso você lava bem com água de torneira, esvazia e coloca uma colher de sopa de bicarbonato. Coloque um pouco de água e tire o ar. Deixe lá por 24 horas. No outro dia lave e deixe secar na sombra, nunca coloque o seu saco no Sol! Aí pode usar mais uns 6 meses antes da próxima limpeza.

Acha muito tempo? Sei de gente que não lava tem mais de ano! No começo você se preocupa muito com o estado do saco de água do camelback, depois, de tanto comer bosta de boi você diminui um pouco a frescura. Até porque bosta de boi é relativamente limpa, principalmente se comparada com corrimões em locais públicos ou com as teclas da máquina de tirar dinheiro no banco.


A Mangueira

A parada é a seguinte: Pegue um barbante grosso de algodão, quanto mais rústico e simples, melhor. Na ponta amarre um clip grosso aberto (eu uso tmbm uma agulha de crochê); é só para fazer peso. Desconecte a mangueira do saco e tire a válvula. Enfie tudo na mangueira, o peso e um pouco de linha. Aí você gira a mangueira e a força centrífuga, atuando sobre o peso, faz ele puxar a linha até sair.

Ok, agora você tem a mangueira com o fio dentro. Deixa sair, sei lá, um palmo de linha e faz um laço fixo (um nó no meio do barbante). Depois faz alguns nós para deixar passar um pouco apertado na mangueira. Aí vai e volta com esse nó dentro da mangueira. O nó vai raspar as algas sem danificar a mangueira.

Se quiser higienizar mesmo, depois de raspar, deixa a mangueira submersa de molho numa solução de bicarbonato de sódio durante a noite. Seque sem lavar com água. Monta e tá pronto.

p.s. No filme precisei primeiro mandar uma guia de linha de costura com o peso e depois amarrei o barbante nela. Outra variação é que eu não coloquei no bicarbonato. A gosma é feia mas é limpinha, nem cheiro tem... (bleargh!)


 


 

2 comentários:

  1. Bah.... eu sou mais preguiçoso.
    1 copo de água sanitária (também conhecida como Ki-Boa) no Camel e completa o resto com água. Deixa sair um pouco pela mangueira.
    1 noite de repouso, depois esvazia (pela mangueira) e bastante água pra enxaguar.
    Fica zero bala!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. E aí, td certo?
    Não no meu caso, q já tenho o Camel há 10 anos... rsrsrs tá bom, eu sei, tenho q deixar d ser mukirana e trocar! rsrsrsrs
    Abço, Zaka!

    ResponderExcluir