Dois dias antes do final de semana em que seria disputado o Campeonato Americano de Mountain Biking 2010, Todd Wells recebe uma ligação. Do outro lado da linha nada menos que a "lenda" Ned Overend perguntando se Todd gostaria de competir com um exemplar recém "saído do forno" da novíssima S-Works Epic Carbon 29. Todd, que algumas semanas antes havia experimentado por não mais que 30 minutos um dos protótipos finais, não titubeou, aceitou imediatamente a oferta, certo de que as qualidades da Epic de rodas grandes seriam uma vantagem a mais num circuito bastante acidentado e rápido.
Daí para frente, tudo que aconteceu virou história. Todd Wells sagrou-se não somente Campeão Americano de Short Track, mas também de Cross Crountry, ambos os títulos obtidos a bordo de uma S-Works Epic Carbon 29 que recebeu apenas algumas horas antes do final de semana das provas.
Essa passagem serve para ilustrar um pouco do que a Specialized tem para oferecer ao consumidor com sua extensa e compreensiva linha 2011 de 29ers.
Começando pela desejada Epic, são simplesmente 5 modelos diferentes vestidos com rodas de 29 polegadas. A S-Works, que também leva o título de 29er full suspension mais leve do mercado, está recheada de novidades distribuídas em apenas 9.66 Kg de peso. Os 100mm de curso, mais a tecnologia de plataforma estável Mini Brain, somados ao sistema de suspensão ativa FSR e uma geometria pensada para o uso competitivo, são diferenciais importantes da linha que conta ainda com a opção do novo eixo traseiro integrado de 142mm. O modelo S-Works equipado com grupo XX e rodas Roval com aros de carbono deverá ter preço de venda na casa dos 25.000 Reais. Uma excelente opção para aqueles que querem usufruir de toda tecnologia da Epic a um preço menor, o modelo Expert Carbon 29 conta com o novo grupo X0 de 20 velocidades e ainda uma suspensão Rock Shox Reba com a tecnologia Brain integrada, devendo estar por volta dos 13.500 Reais. Já a Epic Comp 29 com quadro em alumínio proprietário M5 e relação SRAM de 30 marchas chega custando perto de 10.000 Reais.
Uma novidade para 2011 é a linha Camber, composta também por dois modelos de 29ers, a Pro 29 e a Elite 29. A Camber é classificada pela fábrica como parte da categoria XC Trail, uma bike de suspensão integral supercapaz para encarar qualquer trilha, subida ou descida, concebida com uma geometria que elimina totalmente a necessidade de um garfo com ajuste de curso para os aclives mais acentuados, está situada na linha da Specialized entre a Epic (voltada ao XC Competitivo) e a Stumpjumper FSR (de curso mais longo). A Camber Elite 29, além de linda, promete ser uma das bicicletas mais "divertidas" da marca, trará câmbio traseiro Shimano XT, 27 velocidades, garfo Rock Shox Recon Gold e Freios Avid Elixir 3. O custo final do modelo Elite estará entre 7500 e 8000 Reais.
Na linha Stumpjumper HT são nada menos que 6 modelos de 29ers, incluindo uma Single Speed. No topo está a S-Works SJ HT, com um quadro em carbono produzido com tecnologia FACT IS, ainda mais leve que o já belíssimo modelo ano 2010. Completando o pacote da impressionante Stump S-Works, o grupo SRAM XX, garfo Rock Shox Reba com tecnologia Brain e rodas Roval de carbono, de acordo com a Specialized, mais leves e até 26% mais rígidas que as já superígidas C29SSMax da francesa Mavic. Nas palavras de Danny Aliperti da Specialized Brasil, "a S-Works SJ HT seria quase uma estradeira off-road". O modelo Stumpjumper Comp 29, que chega na linha 2011 com transmissão de 30 marchas da SRAM, pode ser considerado um clássico entre os amantes das 29ers. O preço da SJ Comp 29 não vai mudar muito, ficando na casa dos 5.900 Reais. Uma das mais interessantes novidades entre as Stumpjumpers de rabo-duro é o modelo SJ HT Comp Carbon 29, montado a partir do novo quadro em carbono e com preço beirando os 9.000 Reais.
Entre as bikes de suspensão integral da versátil linha Stumpjumper FSR, figuram dois modelos de 29ers, a SJ FSR Expert 29 e a SJ FSR Comp 29, com quadros construídos em alumínio M5 e um visual clean, obtido através de tubos manipulados via hydroforming. Indiscutivelmente um dos melhores sistemas de suspensão 100% ativa do mercado, o FSR, aparece aqui combinado com rodas de 29 polegadas e surpreendentes 130mm de curso suportados pela tecnologia Brain da própria Specialized. As mais leves bikes da categoria, são perfeitas para uso all mountain, para se aventurar em singletracks técnicos ou até mesmo encarar longas escaladas, daquelas que precedem descidas insanas.
A 29er campeã de vendas da marca no Brasil em 2010, a Rockhopper Expert 29, volta com a mesma força para 2011, um quadro leve de linhas agradáveis, transmissão Shimano de 27 velocidades, freios à disco hidráulicos e garfo com amortecimento hidráulico e trava. O preço da Expert fica na casa dos 3.900 Reais. A novidade na linha por aqui em 2011 será a Rockhopper Comp 29, com equipamentos ainda mais acessíveis e garfo Suntour, custando menos de 3.500 Reais.
Desta vez, mesmo aqueles bikers com budget limitado poderão aderir com estilo ao formato 29er, graças à Hardrock Sport Disc 29 com transmissão de 24 marchas. A 29er de entrada da Specialized custará em torno de 2500 Reais e desde já promete converter muitos bikers ao movimento das Rodas Grandes.
Completando a rica gama de opções para 2011, o sexo feminino não foi esquecido. A Specialized será uma das poucas marcas a oferecer uma 29er especificamente concebida para as mulheres. Serão dois modelos, a Myka HT Expert 29 e a Myka HT Elite 29. Numa geometria muito bem trabalhada, mesmo com o emprego de rodas de 29 polegadas, o destaque fica para a medida do standover height de fato compacta e adequada às garotas. Selim, manoplas, pedivela e guidão, todos foram especialmente escolhidos para garantir o máximo de conforto à proprietária de uma Mika HT. O modelo Elite com câmbio Shimano de 27 marchas, garfo com amortecimento hidráulico e trava, terá preço por volta de de 3.900 Reais.
A Specialized prova com sua linha 2011 que acredita como nunca nas 29ers, oferecendo um número impressionante de opções para um público consumidor dos mais variados. Agora é esperar ansiosamente a chegada dessas máquinas em terras brasileiras.
Keep 29eriding!
Nenhum comentário:
Postar um comentário