sexta-feira, 9 de março de 2012

Pedal Quatro Estações 2012 Expedição Outono


Olá Ciclistas Aventureiros!

Está lançado o Pedal Quatro Estações, uma ótima oportunidade de sentir todos os climas do Sul do Brasil!

Serão quatro expedições, sendo a primeira a Expedição Outono.

Data: 14 e 15 de abril de 2012 – sábado e domingo
Horário de saída: 5 horas
Local: em frente à Guenoa
Duração da viagem ( ônibus ): aproximadamente 2,5 horas
Início da pedalada: 10h no Travessão de acesso ao corredor de Mangueira Nova.
Distância dia 14: 60 km – Nível Médio
Chegada: Pousada Aparados da Serra, com janta, pernoite e café da manhã.
Distância dia 15: 75 km – Nível Médio com desafios.
Início da pedalada no segundo dia: às 7 horas, em frente à Pousada.
Retorno à Caxias do Sul: às 22 horas aproximadamente.
Investimento: R$ 240,00 até o dia 16 de março.
Incluso : transporte (ida/volta), camiseta, janta, café da manhã e pernoite na Pousada Aparados da Serra.

OBS: inscrições efetuadas após o dia 16 de março, passarão a R$ 260,00 sem a camiseta do evento.
As vagas são limitadas.

Roteiro: pedalaremos por travessões e corredores abandonados desde o interior de Bom Jesus até Silveira no primeiro dia, até encontrar o local do pernoite, que será na Pousada Aparados da Serra, distante do ponto mais alto do Rio Grande do Sul 2Km. No dia seguinte sairemos de Silveira rumo a Serra do Rio do Rastro passando por estradas abandonadas, propriedades particulares e parque eólico.
O parque termina bem no Topo da Serra do Rio do Rastro, onde vamos encontrar a parte mais radical do percurso. Realizando a descida da mesma.

Todos os aventureiros devem levar apetrechos necessários para o conforto, alimentação, hidratação, e proteção (anoraques, capa de chuva para mochila, roupa extra que podem ficar no carro de apoio).
Esta época do ano não é a mais fria, no entanto devemos encontrar temperaturas de até 5°C durante a noite, portanto devemos estar preparados!

Inscrição: devem ser efetuadas na loja Guenoa (Fone/Fax – 54 32135131) ou pelo email soldeindiada@gmail.com.

Lembrando que é necessária ficha de inscrição, termo de responsabilidade e comprovante de pagamento.

 


sexta-feira, 2 de março de 2012

Ciclista Juliana Dias é atropelada e morta na Av. Paulista

Juliana DiasJuliana Dias
 
 
Infelizmente aconteceu de novo. Na semana em que telejornais mostram o que a bicicleta pode fazer de bem a uma cidade, mais uma vítima perde a vida.
Há 3 anos foi Marcia Prado, ano passado um empresário, hoje uma amiga. 
Juliana, ou simplesmente Ju, era uma pessoa doce que tinha a utopia de sair aos sábados de bike para plantar árvores, refazer jardins da cidade e aproveitar a vida. Nos feriados partia para cicloviagens ou encontros de cicloturismo. E foi justamente no encontro do ano passado que eu a conheci.
Em meio a muvuca da rodoviária do Rio, prestes a carregar minha bike no ônibus para Santa Maria Madalena, aparece ela com a bike montada para desespero do marrento encarregado de etiquetar as bagagens. Tentei ajudar, mas ela meio no estilo pipoquinha e falando rápido deu um jeito em tudo. Logo depois já estavamos batendo papo. É sempre assim no cicloturismo, quando uma bike encontra outra os donos já tem histórias pra contar. E foram muitas, pois foram 5 horas de um pinga-pinga infernal. Ela sempre de bom humor.

Pedalamos 4 dias no Rio. Na volta prometi lhe ensinar a montar sua bike nova. Só consegui ajudar na escolha das peças. Com sua vida atribulada ela não conseguiu vir até Bertioga para fazer a montagem. Antes do carnaval eu cobrei essa falta que ia virar matéria aqui no site e ela me prometeu que depois do feriado iria vir pra aprender a cuidar da bike e ser personagem de uma outra matéria. 

É com uma sensação de vazio tremendo que estou escrevendo sobre ela para dar essa notícia: Da sua brutal morte numa rua que é símbolo de São Paulo e sinônimo de morte para ciclistas.
E como não suporto mais ver sua foto deitada no asfato e coberta por um plástico, vou fazer minha homenagem aqui com as fotos que tenho dela do encontro de cicloturismo.

Valeu Jú.

Por

Onde Pedalar

[eu queria fazer um comentário, mas não dá...]

voltar

Foi assassinato! (Morte de ciclista hoje em São Paulo)

Entrevista na rádio CBN. Clique aqui.

[Não entendo como a sociedade foi ficar deste jeito... ]

Ciclista morre após ser atingida por ônibus na Avenida Paulista

Acidente aconteceu no sentido Consolação, perto da Rua Pamplona.
Corpo de Bombeiros e helicóptero da PM foram acionados.



bicicleta pamplona (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Pamplona (Foto: Reprodução/TV Globo)
 



Uma ciclista morreu após ser atropelada por um ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo, por volta das 9h50 desta sexta-feira (2), segundo informações do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu no sentido da Rua da Consolação da via, na altura da  Rua Pamplona.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro unidades foram acionadas para socorrer a vítima. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi chamado para ajudar na ocorrência.

mapa ciclista paulista (Foto: Arte/G1)


Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), duas faixas da Avenida Paulista estavam bloqueadas às 12h por causa do acidente. Por conta do bloqueio, havia quase 5 km de filas no corredor Bernardino/Jabaquara, formado pela sequência das avenidas Bernardino, Vergueiro, Noé, Domingos e Jabaquara. O congestionamento ia da Alameda dos Guatas até a Avenida Paulista, altura da Rua Pamplona, onde a colisão aconteceu.
No horário, a CET recomendava aos motoristas evitarem a região da Avenida Paulista devido às filas que estavam se formando. Equipes da companhia estavam no local orientando os melhores desvios aos motoristas.
As equipes da perícia já estavam no local às 12h. A CET aguardava o término dos trabalhos para liberara a via.
Segundo o tenente coronel Benjamim, da Polícia Militar, a vítima era uma ciclista profissional de 33 anos. Ela trafegava entre a faixa preferencial do ônibus (à direita) e a faixa de carros. Às 10h50, o ônibus e o corpo da ciclista continuavam no local. O motorista e testemunhas foram levados para o 78º DP, nos Jardins, para prestar depoimento. A perícia era aguardada no local.
Em 2009, a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, de 40 anos, foi atropelada por um ônibus na Avenida Paulilsta, próximo ao cruzamento com Rua Pamplona.
ciclista atropelada paulista (Foto: Rosanne D'Agostino/G1) 
Segundo a PM, ciclista trafegava entre a faixa de carros e a de ônibus (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
 
G1 
 
[Obrigado, Globo, por falar do congestionamento que se formou. Obrigado pelo relato inútil se sobrepondo á morte de um ser humano. Obrigado. mais uma vez, mostra-nos seu caráter.]