A feira sob a ótica 29er.
Na edição de 2009 eram apenas 6 exemplares 29ers, neste ano o número bicicletas em exposição equipadas com rodonas praticamente quadruplicou. São 21 modelos, quantidade que poderia ser ainda maior por motivos diversos, desde espaço físico nos stands, até em função do fato de que alguns representantes ainda esperam outros novos modelos da linha 2011 que chegarão ao país em breve. De qualquer forma, nada mal para um formato até algum tempo pouco valorizado por aqui.
Começando "nosso" tour pela feira, o primeiro stand a chamar atenção dos aficionados nas rodas grandes é o da Specialized. Quem acompanha o P29BR e o cenário mundial do Mountain Biking já conhece bem a disposição da marca americana em mergulhar fundo no Universo 29er.
O slogan da marca dizia: "Specialized 29, Maior e Melhor". De fato todos os seis exemplares disponíveis no evento arrancavam inúmeros comentários (e suspiros) dos visitantes.
A linha Epic 29 estava representada por 2 modelos de carbono e um de alumínio. Todos contavam com o revolucionário eixo traseiro de 142mm.
A Epic Expert 29 tem quadro em carbono, um grafismo de grande impacto visual, grupo SRAM X0 com pedivela de dupla coroa e uma suspensão Reba com tecnologia de plataforma estável Brain.
O desejado modelo de competição S-Works Epic 29 era a vedete do stand e um dos maiores destaques da feira como um todo.
Rodas Specialized Roval de carbono com alguns raios vermelhos, grupo SRAM XX com um sensacional pedivela S-Works também em carbono, freios traseiros post-mount e toda a competência da tecnologia Brain completam o pacote.
Na minha opinião, a 29er mais bela na Bike Expo 2010 era a Epic Comp 29, modelo produzido em alumínio com a mesma alta tecnologia dos "irmãos" em carbono e uma combinação de cores fantástica.
Acompanhando a Epic 29, dois dos modelos candidatos a Campeão de Vendas no mercado brasileiro de 29ers em 2011. A RockHopper SL Comp 29, quase a mesma bike que a lenda Ned Overend usou para sagrar-se Campeão Americano de Short Track 2010, além da acessível e superaguardada HardRock 29 com um grafismo caprichado e combinado até com o próprio garfo Suntour. Para fechar com estilo, a Stumpjumper Comp 29, um clássico melhorado a cada ano, uma daquelas poucas 29ers que invariavelmente recomendo aos leitores do P29BR.
No stand da Scott uma obra de arte, o mais leve quadro 29er do mercado. A versão da Scale 29 produzida em fibra de carbono com tecnologia IMP3, chega com sistema de absorção de impactos SDS no triângulo traseiro, head tube conificado e disponibilidade para o moderníssimo movimento central BB92 do tipo Press Fit. São apenas 949 gramas distribuídas em um produto único que emprega soluções também únicas, caso do novo suporte de freio traseiro proprietário batizado de Direct PostMount 160.
Além da Scale 29 Team que neste momento vem sendo testada aqui no P29BR, a Scott apresentou em seu concorrido stand a Scale 29 Pro, outra que empresta o mesmo quadro de carbono high-tech da Scale 29 RC e ainda conta com uma interessante relação custo X benefício.
A Kona de presença tímida nas lojas brasileiras com suas 29ers em 2010, trazendo pouquíssimas unidades de rodas grandes, promete agora mais opções para o consumidor nacional em 2011. Na Bike Expo estava exposta a nova versão da Kona Kahuna com um conjunto de peças bastante interessante e um diferencial entre as bikes de sua faixa de preço, o tubo de direção conificado, seguindo uma tendência mundial empregada em modelos mais caros.
As 29ers da Cannondale, principalmente a Flash, estão entre os objetos de desejo de muitos bikers, são leves e tem um apelo todo especial por conta de sua suspensão Lefty, entretanto não havia nenhuma na feira. No stand da marca apenas dois modelos de bikes aro 29", ambas da linha Trail, mais acessível, que a fábrica define como "RELAXED RACE GEOMETRY", pois possuem uma distância entre eixos maior em comparação à Flash e um ângulo de tubo de direção mais relaxado, privilegiando estabilidade e conforto. Outra novidade montada nessas bikes é a nova suspensão RST Deuce 29 Air. Chamou atenção também a robusta caixa de direção de 1.5".
A simpática Jamis marcou presença com apenas uma 29er, a Exile 1, que estava praticamente escondida entre os demais modelos em exposição no stand do representante da marca americana. Um destaque vai para os novíssimos pneus Geax AKA 29x2.2.
Nenhuma 29er da KHS aportou oficialmente no Brasil em 2010, no entanto para 2011 o representante garantiu que estarão disponíveis pelo menos três opções nos seus revendedores, duas já mostradas na feira. A repaginada full-suspension Flagstaff conta com o licenciado e ótimo sistema de suspensão traseira ativa Horst Linke, já a hardtail Tucson apresenta um setup inteligente. Como é tradição da marca, o preço final de venda ao consumidor é dos mais competitivos, a primeira em torno de 7.500 Reais e a segunda na casa dos 4.000 Reais.
A marca alemã Focus foi uma grata surpresa para mim. Trouxe para feira o modelo Redskin 1.0, construído em alumínio de tripla espessura e com um pacote de qualidade composto por equipamentos SRAM, RockShox e DT Swiss. A Omega BR, representante da marca para o Brasil, promete fazer frente à Specialized Stumpjumper em questão de preço.
Apesar de pautar nas 29ers a cobertura do P29BR, alguns outros destaques não podem passar em branco, é o caso da Focus Raven (aro 26) com quadro em carbono e os cabos passando internamente, solução empregada por muitas outras fábricas, mas explorada ao extremo nesse modelo da Focus, onde até a mangueira do freio traseiro está embutida nos tubos de carbono.
Tradicional celeiro de inovações, a espanhola Orbea mostrou na feira a Lanza 29er 2010 que em 2011 dará lugar a uma versão em alumínio hydroformado da Alma 29er. As características serão similares às encontradas no maravilhoso modelo construído em carbono, mas com a promessa de um preço competitivo.
No stand da Trek a estonteante e ao mesmo tempo sóbria Superfly Elite, todo o conhecimento do mestre Gary Fisher aliado à qualidade Trek resultaram em uma máquina de competição onde todo e qualquer componente parece ter sido escolhido a dedo. A assinatura do “artista” no top tube completa o charme dessa espetacular 29er.
A Ciclo Leiriense, representante Giant e Diamondback, expôs três exemplares de 29ers na feira. A já conhecida Diamondback Overdrive 2010, estava acompanhada de dois modelos da linha 2011 de 29ers da Giant. A Giant XTC 29er montada com uma suspensão Fox 32 F29 RL-100 com eixo passante de 15mm, tubo de direção conificado e grupo Shimano SLX/XT. A novidade ficou por conta do mais novo e econômico modelo, a Talon 29er, que conta também com quadro em alumínio ALUXX, além de uma suspensão customizada SR Raidon 29” com 100mm de curso e eixo 15QR.
Do lado da Caloi, nenhuma mountain bike em exposição. Em contrapartida a mobilidade urbana foi o destaque no stand da tradicional fábrica nacional: bikes dobráveis, um modelo retrô de uma única velocidade, bicicletas de cicloturismo e uma bike conceito com a revolucionária e super silenciosa transmissão por correia Gates, até então inédita em terras brasileiras.
A própria Gates esteve presente na feira com um stand próprio e duas lindas bikes em exposição, uma canadense Norco e outra especialíssima norte-americana Spot, as duas equipadas com as correias da marca, é claro.
A 100% brasileira ProShock demonstrou que já estão em desenvolvimento novas e esperadas suspensões com hastes de 32mm.
2011 promete ser melhor ainda que 2010 para os amantes das 29ers, uma certeza de futuro promissor.
Keep 29eriding!
Nenhum comentário:
Postar um comentário