segunda-feira, 8 de novembro de 2010

27.5 POLEGADAS, OLÁ!

Com a clara consolidação do formato 29er nos últimos anos e a consequente disseminação das bicicletas equipadas com rodas grandes mundo off-road afora, você, mountain biker e leitor do P29BR, já deve ter acompanhado
acaloradas discussões daqueles que defendem a supremacia do aro 29 sobre
o 26 e vice-versa. Pois bem, pelo menos em terras americanas, os dois
oponentes mais famosos ganharam nesses embates a companhia de um novo
desafiante, um formato de diâmetro intermediário conhecido como 650B.

Novo em termos de Mountain Biking, mas nem tanto em se tratando do
universo das duas rodas, o aro 650B já era usado há algum tempo na Europa
em bicicletas híbridas e de uso urbano. Foi então que pelas mãos do americano
Kirk Pacenti, um framebuilder independente de grande experiência, que já
trabalhou entre outros com o mestre Keith Bontrager, que o formato aportou
nos Estados Unidos e ganhou holofotes na edição de 2007 da NHABS, North
American Handmade Bicycle Show.

O diâmetro externo de um pneu de MTB perfil 2.0 polegadas montado em
um aro 650B resulta numa medida em torno de 27.5 polegadas, número
adotado para também nomear o formato. Coincidência ou não, as 27.5 estão
exatamente no meio do caminho entre as rodas de 29 e as de 26 polegadas.
Por falar em pneus, os primeiros exemplares 27.5 eram na realidade pneus
WTB 26 polegadas adaptados pelo próprio Pacenti. Por “adaptados” entenda-
se “com a lateral aparada à mão” para que pudessem servir nos aros maiores.
Posteriormente, Kirk bancou junto à Panaracer a produção do primeiro pneu
específico 650B para uma mountain bike, o Pacenti Neo-Moto 27.5x2.3”. Hoje,
três anos depois, são encontrados ainda exemplares das marcas Kenda, WTB e
Schwalbe.

A idéia principal do 650B, segundo seu maior incentivador, seria a de contar
com o melhor de dois mundos, ou seja, se aproveitar da rolagem superior
de uma roda de maior diâmetro, sem a necessidade de grandes adaptações

na geometria das bikes e equipamentos criados para o aro 26. Pacenti, por
exemplo, salienta que alguns modelos de suspensões fabricadas originalmente
para o aro 26, permitem sem qualquer adaptação a montagem de rodas
27.5. Apesar desse discurso otimista em relação ao formato 650B, não se
pode esquecer que no caso das 29ers a maturidade custou vários anos de
desenvolvimento até se produzirem máquinas eficientes como as que estão
hoje no mercado.

Tecnicamente, a vantagem das rodonas em geral sobre o consolidado padrão
de 26 polegadas é evidente em se considerando apenas a maior facilidade
em transpor obstáculos. Com essa constatação em mente, num primeiro
momento alguns desavisados poderiam supor que, desde que quadro e garfo
ofereçam espaço suficiente, vestir uma aro 26 com rodas de 27.5 polegadas
resultaria numa instantânea melhora no desempenho do conjunto, entretanto
nada é mais equivocado, já que existe muito mais ciência por trás dos grandes
formatos. Um motivo fundamental para o sucesso das rodas grandes no
mountain biking reside na benéfica diferença de altura entre o eixo das rodas
e a concha do movimento central. Apesar da altura do central em relação ao
solo ser similar em se tratando de bikes aro 26, 27.5 ou 29, nos formatos
maiores, o movimento central pode estar até 60cm abaixo do eixo das rodas, o
que lhes confere estabilidade extra e um desempenho incrível em curvas, visto
que nesses casos grande parte do peso do piloto estaria concentrado abaixo do
eixo das rodas. O número conhecido como “bottom bracket drop”, usado para
quantificar a relação eixo X central, chega a ser pelo menos 5 vezes menor
numa bike aro 26.

Como especialista em 29ers, mesmo depois de toda informação que já havia
pesquisado e todos os comparativos lidos a respeito do tema, era imperativo
por à prova as rodas “médias”, ainda que o formato 27.5 parecesse um
pouco distante da realidade brasileira. Numa conversa com meu amigo José
Luiz Bovo, lojista na cidade de Sorocaba e outro fanático por 29ers, para
minha surpresa, tomei conhecimento que os aros usados nas bicicletas Caloi
Barraforte tem a medida 26 1.½, ou seja, 26+1+0.5=27.5! Isso mesmo, os
aros originais de uma bike bastante conhecida e presente no cotidiano de
muitos brasileiros, servem perfeitamente para o propósito de montar uma roda
650B. A VZAN, que já dispunha do produto em sua linha, gentilmente cedeu
um exemplar do modelo Escape 260. Pelas mão de Fernando “Grandão” Souza,
mecânico oficial do P29BR e da Anderson Bicicletas, nasceu a primeira roda
27.5” do mountain biking nacional. Faltava apenas o pneu, não restando outra
opção que não a de importar um, o escolhido foi o famoso Kenda Nevegal na
medida 27.5x2.1.

O formato 27.5 está para o Mountain Biking nos dias de hoje assim como
as 29ers estavam longínquos oito anos atrás, ou seja, a oferta de quadros e
componentes é limitada, mesmo em terras norte-americanas. Até o momento,
apenas duas das grandes marcas se interessaram em produzir modelos
com rodas 650B, a Haro desde o ano de 2009 com a linha Beasley e mais
recentemente a KHS com a SixFifty606. A grande maioria das opções está

ainda concentrada em marcas menores, pouco acessíveis ao consumidor
brasileiro. Pela falta absoluta de modelos específicos em nosso país, precisei
que buscar uma alternativa para conduzir as provas, tendo que lançar mão
da bike de testes do P29BR, uma 29er pura. A idéia foi a de substituir a roda
traseira por uma 27.5 sem abrir mão da dianteira 29, experimentando então
na prática as particularidades e reações que o formato 650B teria a oferecer,
mesmo que dentro de algumas limitações. Uma das preocupações era a de
garantir que os efeitos dessa troca modificassem o menos possível a geometria
da Niner SIR9 para que a bike continuasse de efetivamente pedalável em
todas as situações. O ângulo da caixa de direção que já era elevado, uma
marca registrada da Niner, baixou 1 grau, de 72 para 71; já a altura do central
em relação ao solo diminuiu apenas 5mm, passando de 293 para 288mm. Um
detalhe importante a ser lembrado diz respeito às câmaras de 26” que servem
tranquilamente em uma roda 27.5”, além disso, apesar de já ter ouvido o
contrário, pude comprovar que as câmaras de 29” também funcionam bem
com as rodas de formato intermediário. Como costumo repetir sempre, as
29ers pedem alguma adaptação por parte do piloto até que se possa tirar o
máximo proveito das características distintas da bike. Valendo-me do fato de
conhecer profundamente as respostas da Niner pude mais facilmente perceber
o que de fato havia mudado com escolha da nova roda traseira.

Nas subidas a bordo de uma 29er pura, como resultado do maior diâmetro das
rodas, o piloto sente de maneira clara os efeitos da relação 10% mais pesada.
Passando aos testes práticos com o aro 27.5, a sensação de pedalada mais
pesada desapareceu, o esforço para movimentar a bike pode-se dizer idêntico
ao experimentado nas mountain bikes aro 26, por outro lado, o fato dos já
curtos chain stays da Niner não estarem preparados para as rodas de diâmetro
intermediário, dificultou o ato pedalar em pé nas subidas, exigindo mais
movimentação no cockpit por parte do piloto no sentido deslocar peso para
roda traseira. Em curvas, como era de se esperar, a bike continuou “colada” ao
solo e muito eficiente, talvez com um pequeno ganho nos switchbacks, aquelas
mudanças de direção mais agudas no meio de um singletrack. Nas descidas
as 29ers são insuperáveis, por isso a roda 650B não representou qualquer
ganho, para finalizar, nem mesmo em aceleração nos trechos planos houve
uma melhora a ser considerada. No geral o desempenho da roda 27.5 se
mostrou satisfatório, sem no entanto suplantar o aro 29 numa avaliação mais
abrangente.

Se meus experimentos tivessem sido conduzidos em uma mountain bike
especificamente projetada para o aro 650B, encontraria talvez mais virtudes
no formato, ainda assim a meu ver as rodas 27.5 não passam de uma resposta
à popularidade das 29ers, uma reação tardia vinda daqueles ainda resistentes
à revolução causada pela rodas grandes. O fato é que a sobrevida de novos
produtos e conceitos depende fortemente de uma aceitação irrestrita por
parte do mercado americano, que nesse caso em especial está esfriando. A
Haro suspendeu a produção dos modelos 650B para 2011, enquanto a maioria
absoluta das outras grandes marcas decidiu apostar todas as fichas no aro
29. Você, ainda proprietário de uma aro 26, pode, quem sabe, experimentar
uma roda 27.5 na dianteira enquanto se prepara adquirir sua próxima bike,
certamente uma 29er!


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