quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Acha que não tem mais idade para andar de bicicleta?


Robert Marchand, em galeria de fotos do UOL Esportes: "Teria conseguido andar mais depressa, mas não quis"










     Então espelhe-se no exemplo de Robert Marchand. Esse francês gostava de bicicletas quando adolescente, mas ficou toda a vida adulta afastado delas*. Aos 78 anos, resolveu dar nova chance ao esporte.

     Começou a treinar e logo encontrou fôlego para participar de diversos eventos e competições de ciclismo de estrada. Aos 87 anos, completou em 36h os 600 km da Paris-Roubaix. O circuito de corrida de Ardèche, na França, teve uma passagem de montanha rebatizada em sua homenagem em 2011, ano em que o evento reuniu 16 mil ciclistas. Completou os 560 km da Bordeaux-Paris por oito vezes, sendo a última aos 94 anos. E agora, três meses depois de completar 100 anos, Marchand bateu um recorde para sua idade, pedalando por uma hora em um velódromo, com uma bicicleta fixa.

     “Eu poderia continuar por mais uma hora. Me recomendaram para não elevar muito os batimentos, então não estou nem cansado”, vangloria-se Marchand, na matéria publicada no site da UCI (União Ciclística Internacional). “Você tem que se acostumar com essa roda fixa!”, afirmou, ao esclarecer que prefere circuitos abertos mas está resguardando sua saúde. Afinal, estão no inverno por lá. “Não quero pegar gripe, então estou maneirando nos treinos”.
Marchand teve uma vida ativa. Chegou a trabalhar como lenhador por algum tempo e praticou boxe, ginástica e levantamento de peso quando era mais novo. “Meu conselho a qualquer um, novo ou velho, é estar sempre em movimento”.
E você, vai ficar sentado dentro do carro ou vai ter uma vida mais ativa?
* Robert Marchand ficou toda a vida afastado ao menos do uso esportivo da bicicleta. Não conseguimos apurar se ele a utilizava em deslocamentos urbanos antes dos 78 anos, mas, vivendo na França, arriscaríamos dizer que sim. 


Vá de bike

voltar 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário